top of page
  • Instagram
  • Facebook

Com a presença de autoridades nacionais e internacionais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) abriu nesta quinta-feira (20) o ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP) e realizou o Ouvidoria Day. O evento destacou o papel estratégico do Tribunal no fortalecimento das relações entre o poder público e a sociedade.

Com duração de, aproximadamente, 48 minutos, o curta-metragem “Fruto Urbano” é uma jornada envolvente pelas correntes da criatividade e identidade amazônica. O documentário revela a trajetória marcante de Otoni Moreira de Mesquita, artista visual nascido em Autazes que, com sensibilidade e ousadia, transformou a essência do Amazonas em arte contemporânea. “Fruto Urbano” convida o público a mergulhar nas inspirações e desafios que moldaram a vida e a obra de Otoni.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, ressalta o impacto positivo dos projetos apoiados pela LPG na cena cultural de Manaus.

“Os projetos realizados pela LPG têm sido essenciais na promoção da cultura e do audiovisual em nossa cidade. A produção deste projeto reforça a importância do apoio da Prefeitura de Manaus para a valorização da nossa cultura e a visibilidade dos artistas locais. Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer nossa identidade e garantir que a arte em Manaus continue a ser reconhecida e apreciada”, comentou o presidente.

Para Luan Passos, diretor do curta-metragem, o documentário é um retrato da grandiosidade de Otoni Mesquita.

“Não posso deixar de ressaltar o quão incrível foi ter a oportunidade de produzir este projeto com o apoio da LPG. ‘Fruto Urbano’ é um documentário que mergulha na vida e na obra do artista amazonense Otoni Mesquita, esse gigante das artes que deixou uma marca profunda na cultura brasileira. É sobre a arte e o artista que muitas vezes não é valorizado. Por isso, esse projeto não é só sobre o Otoni Mesquita, mas também sobre o poder da cultura e da arte em nossas vidas”, explicou Luan.

O projeto “Fruto Urbano” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por intermédio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal.

– – –

Texto – Clara Gonçalves / Concultura

Fotos – Divulgação / Concultura

WhatsApp Image 2025-03-27 at 12.31.40.jpeg

Curta-metragem “Fruto Urbano” estreia no sábado, 22/3, no Teatro Gebes Medeiros

bottom of page